Gabriela Maldonado

Psicoterapia Infantil

São várias as queixas que podem levar à busca de um atendimento psicológico infantil - e, geralmente, essa busca vem depois de muitas tentativas de lidar com aquilo que preocupa no comportamento da criança. A psicoterapia infantil é recomendada para o tratamento de dificuldades emocionais, doenças psicossomáticas e problemas específicos, como depressão, hiperatividade, mania etc, além de ser um recurso buscado para prevenir possíveis problemas futuros. 

No início do acompanhamento infantil, costumo trabalhar com o psicodiagnóstico, onde busco uma compreensão do que ocorre com a criança e quais são as articulações entre o sintoma e os diversos elementos trazidos. Este processo abrange, geralmente, de 5 a 7 sessões, das quais as 2 primeiras são realizadas com a família ou com os responsáveis e as seguintes com a criança. É importante lembrar que o número de sessões pode variar, uma vez que estamos lidando com seres e situações únicos. No final do processo, temos as sessões de devolução para a criança e para a família, onde, numa linguagem acessível, são explicadas as questões referentes ao trabalho realizado, assim como costumo oferecer um informe escrito (opcional) com a compreensão do processo e as condutas indicadas – seja a psicoterapia ou quaisquer outras.  

No processo de psicoterapia infantil, paralelamente ao trabalho com a criança, são realizadas sessões periódicas de orientação aos pais. Essas sessões são importantes, pois trazem informações valiosas sobre a criança, além de permitirem apoio e esclarecimentos aos pais.

www.gabimaldonado.com | consulta@gabimaldonado.com | (21) 8547-1243 | BARRA | COPACABANA

“Descobri que a minha ‘queixa’ não era ruim, mas simplesmente a melhor criação que eu podia evocar no momento para resolver um problema da minha vida”

Zinker, 2001