Gabriela Maldonado

Gestalt-terapia

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica que trouxe idéias inovadoras e revolucionárias dentro do cenário psicoterápico. Seu nascimento oficial foi no início da década de 50, contudo encontrou força para sua eclosão a partir da década de 60, com os movimentos de contracultura, nos EUA. Frederick Perls é conhecido como seu principal fundador.

Esta abordagem possui técnicas e estratégias terapêuticas específicas, que têm como objetivo levar o cliente a tomar as rédeas da sua própria vida e agir como protagonista da sua história e da construção de sua própria essência. Uma das suas grandes inovações no processo terapêutico ocorreu com a transposição da ênfase do passado para o presente e das causas para os efeitos. Assim, houve o nascimento de uma prática psicoterápica onde o cliente pode revisar todo o seu padrão de existência a partir da perspectiva do agora e implicar-se em si mesmo, percebendo a si como um resultado – em construção – de escolhas, não como um fato do destino.

A abordagem gestáltica é voltada para a ação e, por isso, enfoca o que há de positivo na pessoa, de potencialmente transformador, acreditando que o ser humano é um ser em constante construção, relação e integração com o meio. A finalidade da psicoterapia é levar o cliente à sua consumação, à sua plenitude no agir, no pensar e no expressar-se.

<< Voltar

www.gabimaldonado.com | consulta@gabimaldonado.com | (21) 8547-1243 | BARRA | COPACABANA

“A mudança ocorre quando uma pessoa se torna o que é, não quando tenta converter-se no que não é”

Arnold R. Beisser, 1971