Cá entre Nós…

Psicologia no dia a dia

19 de fevereiro de 2014 Reflexões

Você sofre mais pela realidade ou pela fantasia?


          “E se esse exame acusar alguma doença ruim?”, “e se meu chefe estiver querendo me demitir?”, “e se eu me der mal na prova?”, “e se eles acharem que eu só falo besteira?”… E se… e se… e se… Na vida de terapeuta tenho percebido que nossos sofrimentos são em sua maioria por motivos imaginários…

          Antecipamos possibilidades em nossos pensamentos! Isso é ótimo! Permite com que nos preparemos, nos oferece uma sensação de maior segurança, nos ajuda a prevenir fracassos. O problema é quando confundimos essas possibilidades com a realidade e vivenciamos tudo isso com toda a sua dor – e até mais um pouquinho, utilizamos nossa criatividade dramática… Quem nunca sofreu por algo com antecedência e depois a realidade foi completamente diferente do que tinha imaginado?

          Eis aí nossa necessidade de controle! Às vezes escolhemos lidar com o pior para não lidarmos com o aberto, com o vazio de possibilidades. Como não sabemos o que vai acontecer, preenchemos esse vazio com qualquer coisa, inclusive com coisas ruins, que nos fazem sofrer.

          Claro, há momentos em que sofremos por algo que imaginamos e realmente acontece o pior. Há dores reais. E por essas, sim, é saudável sofrer. Mas, você já reparou que geralmente lidamos muito melhor com a “coisa” quando ela acontece no mundo real? Muitas vezes sofremos muito mais quando imaginamos o fato antes dele ocorrer e quando acontece conseguimos administrar bem melhor.

          Não desperdice seu tempo tentando controlar o incontrolável, não diminua a qualidade dos seus dias fabricando sofrimentos imaginários… Viver é estar exposto ao risco e lidar com a abertura de possibilidades é um exercício constante.  E você, sofre mais na realidade ou na imaginação?

…………………….

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos!

Obrigada pela visita!

3 to “Você sofre mais pela realidade ou pela fantasia?”

  1. Rosane de Paiva Ferreira says...

    Como sempre, tomando um tapinha gostoso que só me faz bem aqui no cá entre nós. Rs

  2. Elienai Malta maldonado says...

    Gostei muito do comentário , tenho certeza que palestra será edificante, vou divulgar , sucessos!

Leave a comment

*