Cá entre Nós…

Psicologia no dia a dia

31 de outubro de 2013 Reflexões

Para pensar…

Hoje estava relendo um livro e me deparei com este trecho que me parou para pensar…

“O homem moderno abandona sua própria experiência para assumir um modo de ser que lhe trará amor. Mas a fachada que adota é proveniente apenas de seus pais ou de algumas pessoas. Não existe qualquer fachada que proporcione segurança. Portanto, o homem moderno vivencia, a um grau provavelmente antes desconhecido, sua solidão, seu estar excluído, seu isolamento, tanto no que se refere a seu ser mais profundo como em relação aos outros”. (Rogers, 1977)

Tenho percebido na clínica que num mundo que valoriza tanto o intelecto e o poder do raciocínio, parece que a sensibilidade, a capacidade de tocar o outro e permitir-se ser tocado são concebidos como fraqueza. Mas essa “capa”, essa “armadura” é adotada como forma de atingir as expectativas e, de certa forma, sentir-se amado.

O problema é que quando temos que abrir mão do que somos e sentimos para corresponder a uma imagem que criamos, sabemos que o amor está direcionado à essa imagem e não a nós mesmos… Então, temos que nos manter em alerta o tempo todo para corresponder a essa expectativa e não deixar o amor escapar. E, ao mesmo tempo, sabemos lá no fundo que o amor é direcionado à nossa máscara e não a quem genuinamente somos… Talvez daí a solidão, o isolamento, a sensação de exclusão… Que começa com a própria rejeição de quem se é para encaixar-se naquilo que achamos que “deveríamos ser”.

O que me vem? Desvelar-se, conhecer-se e aceitar-se. Esse é o caminho para a mudança verdadeira… Mudar para ser inteiramente eu mesmo!

Boa noite!

1 to “Para pensar…”

  1. Rosane de Paiva Ferreira says...

    Impactada!!!
    Como sempre..

Leave a comment

*